Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Estágio Supervisionado

Os estágios não obrigatórios se dividem em estágio de nível superior e estágio de nível médio, sendo ambos remunerados.

O estágio de nível médio é realizado por estudantes que estão frequentando o ensino médio. Tem como objetivo tanto o aprimoramento do estudante enquanto sujeito, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, quanto a preparação básica para o trabalho e a cidadania.

A carga horária para estágios de nível médio é de 4h diárias, totalizando 20h semanais. O prazo máximo para a realização do estágio é de 2 anos, ou até finalizar o ensino médio.

Os requisitos para a concessão de estágio de nível médio na FAS são os seguintes:

- Idade mínima de 16 anos;

- Ter RG e CPF;

- Estar cursando nível médio (Regular, EJA e cursos técnicos) ou educação especial;

 

A documentação necessária para formalização do contrato é a seguinte: cópia do RG e do CPF, cópia do comprovante de residência, declaração de matrícula atualizada (30 dias) e uma foto 3X4 atual.

Os benefícios concedidos ao estudante de nível médio serão:

- Bolsa auxílio;

- 2 vales transportes por dia útil.

Para solicitação de estágio de nível médio, você deve:

1º passo: realizar o cadastro no site do IMAP (http://www.imap.curitiba.pr.gov.br/), acessando o campo “Estágio” e clicando no banner “Cadastro de Estudante”.

2º passo: preencher a ficha de interesse em estágio na Coordenação de Recursos Humanos da FAS - Rua Eduardo Sprada, 4520 - Campo Comprido.

 

O estágio de nível superior remunerado é realizado por estudantes que estão cursando graduação ou pós graduação em instituição de ensino superior e têm o objetivo de aprimorar a sua formação, entrando em contato com a prática profissional e o cotidiano do trabalho em sua área de conhecimento. É caracterizado como não obrigatório quando é desenvolvido como atividade opcional, ou seja, sua realização não é requisito para aprovação e obtenção de diploma.

A carga horária para estágios de nível superior não obrigatórios é de 4h diárias, totalizando 20h semanais. O prazo máximo para a realização do estágio é de 2 anos, ou até finalizar a graduação ou pós graduação.

Nos casos de estágio de nível superior, é exigida a indicação de um supervisor da instituição de ensino superior e outro da instituição concedente, que deverá ser servidor de carreira na área de conhecimento do(a) estudante.

Os requisitos para a concessão de estágio de nível superior não obrigatório na FAS são os seguintes:

- Ter RG e CPF

- Estar cursando Nível Superior

A documentação necessária para formalização do contrato é a seguinte: Cópia do RG e do CPF, cópia do comprovante de residência, declaração de matrícula atualizada (30 dias) e uma foto 3X4 atual.

Os benefícios concedidos ao estudante de nível superior (estágio não obrigatório) serão:

- Bolsa auxílio;

- 2 vales transportes por dia útil.

Para solicitação de estágio de nível superior não obrigatório, você deve:

1º passo: realizar o cadastro no site do IMAP (http://www.imap.curitiba.pr.gov.br/), acessando o campo “Estágio” e clicando no banner “Cadastro de Estudante”.

2º passo: preencher a ficha de interesse em estágio na Coordenação de Recursos Humanos da FAS - Rua Eduardo Sprada, 4520 - Campo Comprido.

Os estágios curriculares obrigatórios têm a função de preparar os(as) estudantes para ingresso ao mundo do trabalho, promovendo a articulação entre o conhecimento teórico-metodológico adquirido no universo acadêmico e a realidade da prática profissional.  É definido como obrigatório quando sua realização é requisito para aprovação e obtenção do diploma.

A carga horária para o estágio curricular obrigatório é definida conforme a exigência do curso, não podendo ultrapassar 8h diárias e 40h semanais. Da mesma forma, o tempo de duração do estágio será definido pela instituição de ensino, não podendo ultrapassar 2 anos.

Atualmente a FAS abre campo de estágio curricular obrigatório para cursos relativos a duas áreas de conhecimento que compõem as equipes de referência do SUAS: serviço social e psicologia.

Nos casos de estágio curricular obrigatório, é exigida a indicação de um supervisor da instituição de ensino superior e um supervisor de campo da instituição concedente, devendo este(a) ser servidor(a) de carreira das áreas acima referidas.

Os requisitos para a concessão de estágio de nível superior não obrigatório na FAS são os seguintes:

- Ter RG e CPF;

- Estar cursando Nível Superior

A documentação necessária para formalização do contrato é a seguinte: Cópia do RG e do CPF, cópia do comprovante de residência, declaração de matrícula atualizada (30 dias) e uma foto 3X4 atual.

Para solicitação de estágio de nível superior obrigatório, você deve:

1º passo: realizar o cadastro no site do IMAP (http://www.imap.curitiba.pr.gov.br/), acessar o campo “Estágio” e clicar no banner “Cadastro de Estudante”.

Cabe lembrar que o estágio não caracteriza vínculo de emprego de qualquer natureza, desde que observados os requisitos legais, não sendo devidos encargos sociais, trabalhistas e previdenciários (art. 3º e 15 da Lei nº 11.788/2008). A prática de estágio supervisionado na FAS se dá por meio de parceria com o Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP). Esse é o órgão responsável pela firmação de convênios com instituições de ensino reconhecidas pelo MEC para concessão de estágio.

 

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|3350-3500|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados|Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes