Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Com novas instalações, Cras Bairro Alto melhora atendimento a famílias

  • Com novas instalações, Cras Bairro Alto melhora atendimento a famílias 01
  • Com novas instalações, Cras Bairro Alto melhora atendimento a famílias
  • Com novas instalações, Cras Bairro Alto melhora atendimento a famílias 02
  • Com novas instalações, Cras Bairro Alto melhora atendimento a famílias 03
  • Com novas instalações, Cras Bairro Alto melhora atendimento a famílias 04
  • Com novas instalações, Cras Bairro Alto melhora atendimento a famílias 05
  • Com novas instalações, Cras Bairro Alto melhora atendimento a famílias 06
  • Com novas instalações, Cras Bairro Alto melhora atendimento a famílias 07
  • Com novas instalações, Cras Bairro Alto melhora atendimento a famílias 08
  • Com novas instalações, Cras Bairro Alto melhora atendimento a famílias 09
  • Com novas instalações, Cras Bairro Alto melhora atendimento a famílias 10
  • Com novas instalações, Cras Bairro Alto melhora atendimento a famílias 11
  • Com novas instalações, Cras Bairro Alto melhora atendimento a famílias 12
  • Com novas instalações, Cras Bairro Alto melhora atendimento a famílias 13
  • Com novas instalações, Cras Bairro Alto melhora atendimento a famílias 14
  • Com novas instalações, Cras Bairro Alto melhora atendimento a famílias 15
Publicado em 08/08/2019 Imagem: Ricardo Marajó/FAS imagem conteudo

Com novas instalações, Cras Bairro Alto melhora atendimento a famílias 01

O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Bairro Alto ganhou novas instalações. A unidade que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social, na Regional Boa Vista, passou a funcionar em um prédio construído especialmente para o serviço. 

A construção do imóvel permite a ampliação do atendimento ofertado à população. Coordenado pela Fundação de Ação Social (FAS), o Cras tem 2.462 famílias em situação de vulnerabilidade social referenciadas na região, sendo que 350 delas procuram a unidade todos os meses em busca de algum serviço de proteção.

“A presença do Cras em um território significa a presença da Prefeitura para tornar melhor a vida das pessoas. É a forma que a cidade tem de estar do lado de quem mais precisa”, disse o prefeito Rafael Greca.

A entrega oficial do novo prédio foi realizada nesta quinta-feira (17/7). Com 100 metros quadrados, o imóvel está instalado na mesma área do Liceu de Ofícios Bairro Alto, onde o Cras funcionou desde 2015 em duas salas emprestadas. Fica na Rua Jornalista Alceu Chichorro, 323.

Liderança na Associação Comunitária das Mulheres do Bairro Alto, Niuza de Jesus Oliveira cumprimentou o prefeito pelo olhar dedicado às famílias.

“Vejo as pessoas progredindo, mudando de vida. Aqui desse Cras já saíram muitas crianças que hoje estão fazendo faculdade e ajudando suas famílias”, contou Niuza.

Melhoria no atendimento

Para o presidente da FAS, Thiago Ferro, a mudança favorece o fortalecimento das ações de caráter preventivo e protetivo, que é o objetivo dos Cras.

Entre os serviços ofertados no local está o de proteção e atendimento às famílias que buscam a prevenção de violações de direitos e a melhoria da qualidade de vida e ainda atividades de convivência para crianças, adolescentes e pessoas idosas. 

Dona Benedita Lopes de Mello tem 70 anos e é uma das frequentadoras do Cras Bairro Alto. Quando se aposentou, há dez anos, viu seu ritmo de vida mudar completamente.

Sozinha dentro de casa, começou a ter muitas doenças e entrar em depressão. “Quando descobri as atividades aqui, vi o quanto é importante estarmos em contato com outras pessoas, conversar, rir. Faço meu artesanato, sou voluntária em uma associação do bairro e não quero saber de doenças”, disse.

Nos Cras, a população pode ainda fazer inscrição e atualização do Cadastro Único para conseguir benefícios sociais, como o Bolsa Família e a Tarifa Social – Energia Elétrica, atendimento social, encaminhamentos para solicitação de segunda via de documentos e para o Sistema de Garantia de Direitos, e ter orientações sobre acesso a benefícios sociais e previdenciários.

O novo prédio foi construído usando o projeto da Casa Comunitária da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab). O valor da obra foi de R$ 207.466,29, sendo 97% recursos do governo federal e 3%, contrapartida do município.

Presenças

Participaram da inauguração a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Lopes Geher, e os vereadores Colpani, Bruno Pessuti e Alex Rato. Pela FAS, acompanharam o evento a supervisora do Núcleo Boa Vista, Cláudia Foltran, a superintendente de Assistência Social, Claúdia Estorílio, o superintende de Trabalho e Emprego, Fabiano Vilaruel, a diretora de Proteção Social Básica, Cíntia Aumann, o diretor de Qualificação para o Trabalho, Alexandre Monteiro, e a coordenadora do Cras Bairro Alto, Juliana Dias.

O coral Canarinhos, do Centro de Atividades para Pessoas Idosas (Cati) Boa Vista, e os violeiros Dito Salgado e Jean Beraldi, do Grupo Curitando, foram os responsáveis pelas atrações culturais que envolveram o público.

 

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|3350-3500|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados|Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes