Curso de gastronomia forma sexta turma e transforma vida de alunos

Publicado em 16/07/2019
  • Alunos do curso de Gastronomia Sustentável recebem certificados  01
  • Alunos do curso de Gastronomia Sustentável recebem certificados 02
  • Alunos do curso de Gastronomia Sustentável recebem certificados 03
  • Alunos do curso de Gastronomia Sustentável recebem certificados 04
  • Alunos do curso de Gastronomia Sustentável recebem certificados 05
  • Alunos do curso de Gastronomia Sustentável recebem certificados 06
  • Alunos do curso de Gastronomia Sustentável recebem certificados 07
  • Alunos do curso de Gastronomia Sustentável recebem certificados 08
  • Alunos do curso de Gastronomia Sustentável recebem certificados 09
  • Alunos do curso de Gastronomia Sustentável recebem certificados 10
  • Alunos do curso de Gastronomia Sustentável recebem certificados 11
  • Alunos do curso de Gastronomia Sustentável recebem certificados 12
  • Alunos do curso de Gastronomia Sustentável recebem certificados 13
  • Alunos do curso de Gastronomia Sustentável recebem certificados 14

Alunos do curso de Gastronomia Sustentável recebem certificados 01

Aulas dentro da estrutura de uma das maiores multinacionais do mundo. Entre os professores, alguns dos chefs mais renomados de Curitiba. No conteúdo aprendido, técnicas reconhecidas internacionalmente como grandes tendências da gastronomia.

Há três meses, se Dulcineia Vieira soubesse que, aos 57 anos, seria uma das formandas de um curso com essas características, certamente custaria a acreditar. Graduada em História e com duas pós-graduações, ela estava desempregada há mais de seis meses quando precisou procurar apoio da Fundação de Ação Social (FAS).

Chegando ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Vila Sandra, viu o cartaz do curso de Gastronomia Sustentável e se encantou. A iniciativa é um projeto global da empresa Electrolux, que fez dos moradores da CIC a primeira comunidade no mundo a ter acesso à oportunidade.

Sabendo que as aulas são gratuitas e já tendo um gosto pela cozinha, Dulcineia não teve dúvidas e pediu para se inscrever. Participou de um rígido processo seletivo coordenado pela FAS e foi aprovada para a sexta turma do curso.

Iniciado em maio deste ano, o grupo com 21 alunos recebeu a certificação da Electrolux com a FAS em evento realizado nesta segunda-feira (15/7).

“Foi a minha cura”

O Gastronomia Sustentável tem como objetivo ensinar o melhor aproveitamento dos alimentos, além de abordar temas como higiene, comida saudável, sustentabilidade e empreendedorismo. Na grade, também estão previstas aulas de padaria e confeitaria, cozinha fria, vegana e vegetariana.

Com a parceria da FAS, por meio dos programas Liceu de Ofícios e Mobiliza, o curso profissionalizante passou a incluir treinamento e dicas para comportamento no mercado de trabalho.

“Foi a minha cura”. Assim Dulcineia resume o que o curso fez com sua vida. Desanimada por não conseguir recolocação profissional, foi nas aulas que ela encontrou força e inspiração para se reinventar.

“Resolvi encarar meu problema de frente e o curso me renovou. Hoje me sinto mais segura e até mais bonita”, conta Dulcineia Vieira.

A nova empreendedora agora faz doces e salgados para comercializar.

Esperança

Com 100 horas de duração, as aulas práticas são ministradas por 12 chefs e professores voluntários. Entre eles, está Délio Canabrava, dono de renomados restaurantes em Curitiba e parceiro da iniciativa desde a primeira turma.

“À medida que vou ensinando, vou aprendendo e reaprendendo. Do próprio conteúdo até lições de vida”, diz o chef Délio Canabrava, voluntário.

Para ele, a maior gratificação desde setembro de 2017, quando se formou a primeira turma, é ver sempre no rosto dos alunos a certeza de um futuro melhor.

Segundo a coordenadora do projeto na Electrolux, Sonia Canizales, é essa esperança que estimulou a multinacional a se juntar à FAS para a iniciativa. “Continuem acreditando em vocês. Este é só o primeiro passo de novas pessoas, uma nova geração de cozinheiros mais conscientes, buscando novos caminhos para a comida no mundo”, disse a coordenadora na formatura.

Também presente no evento, o presidente da FAS, Thiago Ferro, falou da expectativa de estender a oportunidade para outras comunidades de Curitiba. “Precisamos ampliar o alcance porque esta é uma alternativa de geração de renda que não foca só no indivíduo; zela por todo um planeta. Não qualifica só profissionalmente; resgata a saúde emocional e a fé em si mesmo”, afirmou.

Desafio mundial

O Gastronomia Sustentável faz parte do For the Better, um dos compromissos globais da Electrolux para ajudar a enfrentar os principais desafios mundiais, como fome, má-nutrição, desperdício de alimentos e consumo responsável. É subsidiado pela Food Foundation, instituição global da empresa, que apoia iniciativas locais voltadas para comida e sustentabilidade.

Além da FAS – que também articula com empresas possíveis vagas de emprego –, o projeto conta com parceria da Sodexo (empresa mundial do setor de alimentação) e sua entidade sem fins lucrativos Stop Hunger, a Aiesec (agência global para formação de jovens lideranças) e a World Chefs (rede mundial de associações de chefs de cozinha).

A formatura da sexta turma contou ainda com a participação da gerente-geral de Operações da Sodexo, Ana Claudia Biroli, e da analista de Responsabilidade Social da Electrolux, Agda Chagas. Da FAS, participaram o superintendente do Trabalho, Fabiano Vilaruel, e o diretor de Qualificação para o Trabalho, Alexandre José Monteiro.