Jovens do Programa Primeiro Emprego conhecem a Câmara de Vereadores

Publicado em 10/06/2019
  • Jovens do Programa Primeiro Emprego visitam a Câmara de Vereadores de Curitiba 01
  • Jovens do Programa Primeiro Emprego visitam a Câmara de Vereadores de Curitiba 02
  • Jovens do Programa Primeiro Emprego visitam a Câmara de Vereadores de Curitiba 03
  • Jovens do Programa Primeiro Emprego visitam a Câmara de Vereadores de Curitiba 04
  • Jovens do Programa Primeiro Emprego visitam a Câmara de Vereadores de Curitiba 05
  • Jovens do Programa Primeiro Emprego visitam a Câmara de Vereadores de Curitiba 06
  • Jovens do Programa Primeiro Emprego visitam a Câmara de Vereadores de Curitiba 07
  • Jovens do Programa Primeiro Emprego visitam a Câmara de Vereadores de Curitiba 08

Como parte das atividades do programa Formação para o Primeiro Emprego (PPE), coordenado pela Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), um grupo de 25 adolescentes teve a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento da Câmara de Vereadores da Capital. A visita foi realizada na tarde desta segunda-feira (10/6) e envolveu jovens das Regionais Cajuru e Matriz.

Para a educadora social Sonia Nogueira Rodrigues, é muito importante que esses adolescentes tenham contato com a questão política municipal. “Eles passam pela formação integral, então essa visita é uma oportunidade para que eles tenham contato com algo que faz e ainda vai fazer muito parte do cotidiano deles. É uma chance de abrir um outro campo de visão para eles”, explica Sonia.

Desenvolvido exclusivamente para aumentar as chances de empregabilidade de adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, o conteúdo programático do PPE oferta, além de aulas, diversas oficinas e visitas guiadas – como essa realizada à Câmara.

Chrystian Eduardo Lima da Silva, de 15 anos, conta que acha importante que ele e seus colegas tenham a oportunidade de conhecer mais sobre a política. “Além de ser parte do dia a dia, aqui a gente aprendeu algumas coisas muito importantes, como para onde vão nossos impostos e como funcionam as tarifas”, afirma Chrystian. “Aprendemos para onde nosso dinheiro vai antes de começar a ganhá-lo”, complementa, já construindo  uma visão cidadã sobre o mundo do trabalho.

Proximidade

Na visita, os adolescentes assistiram ainda a uma palestra sobre a história da política de Curitiba. Eles aprenderam sobre o edifício em que hoje é localizada a Câmara, além das funções dos vereadores e de outros funcionários que ali trabalham.

O Plenário, onde acontecem as votações da Câmara, também foi visitado pelos jovens. Foram apresentados todos os andares e salas do edifício, oportunizando um contato próximo dos adolescentes com  o trabalho dos representantes municipais.

No mês de junho, ainda estão previstas visitas de jovens das regionais Portão, Boa Vista, Boqueirão e Bairro Novo. No mês de agosto, após o período de férias escolares, será a vez das regionais Tatuquara, CIC, Bairro Novo e Pinheirinho.