Conferência discute e propõe políticas para qualidade de vida da pessoa idosa

Publicado em 06/06/2019
  • IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Curitiba 01
  • IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Curitiba 02
  • IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Curitiba 03
  • IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Curitiba 04
  • IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Curitiba 05
  • IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Curitiba 06
  • IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Curitiba 07
  • IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Curitiba 08
  • IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Curitiba 09
  • IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Curitiba 10
  • IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Curitiba 11
  • IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Curitiba 12
  • IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Curitiba 13
  • IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Curitiba 14
  • IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Curitiba 15

IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Curitiba 01

Com base nos “Desafios de se Envelhecer no Século XXI”, representantes do Poder Público e da Sociedade Civil estão reunidos para avaliar como Curitiba pode melhorar a vida de sua população idosa.

A iniciativa é foco da IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que teve início nesta quinta-feira (06) e segue até amanhã (07), na Universidade Positivo, em Curitiba. O evento é realizado a cada dois anos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e pela Fundação de Ação Social do Município (FAS).

Sob o tema “Os desafios do envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas”, orientado pelo Governo Federal, a Conferência resultará em um documento com deliberações a serem encaminhadas para a Conferência Estadual , agendada para agosto. Delegados eleitos no próprio evento de Curitiba serão os responsáveis por apresentar as propostas da Capital para a defesa da pessoa idosa.

“A Curitiba que queremos para os idosos e futuros idosos só pode ser pensada e construída a partir de um debate com pluralidade de ideias. E é justamente isso que esta Conferência nos garante”, afirmou o Presidente da FAS, Thiago Ferro, durante abertura do evento.

Para a Presidente do CMDPI, Carla Braun, a Conferência é o lugar certo para se ouvir e dar direito de voz às demandas coletivas. “Este é um espaço de participação social e de exercício da cidadania. Estamos representando  grupos ou comunidades e,  juntos,  buscando garantir cada vez mais direitos para a pessoa  idosa de nossa cidade”, disse Braun.

Desafios

“Hoje está nascendo mais pessoas idosas que crianças”, lembrou o senhor Urandy Ribeiro Val, representando o segmento da pessoa idosa na abertura da Conferência. “Então é preciso que cada vez mais as autoridades ouçam os idosos e os órgãos sociais para que juntos possamos legar ao futuro melhores condições que as nossas”,  complementou.

O dado mencionado por Urandy é comprovado por  pesquisa recente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). De acordo com o órgão, daqui a três anos, Curitiba terá mais idosos do que crianças.

A informação e suas conseqüências para o dia a dia da população idosa movimentaram as discussões realizadas nas três pré-conferências que antecederam a IV Conferência na Capital. A contribuição vinda desses debates, somada  aos  sete eixos temáticos que embasam a Conferência Estadual, formam a pauta dos grupos de trabalho que se dividem durante a programação destas quinta e sexta.

Os eixos integram os vários aspectos e as especificidades que envolvem a realidade atual e futura da pessoa idosa. Eles integram direitos e necessidades nas áreas de Saúde; Assistência Social e Previdência; Moradia e Transporte; Cultura, Esporte e Lazer; Educação; Direitos Humanos; e Conselhos de Direitos.

Início dos trabalhos

A solenidade de abertura contou com apresentação do Coral do Centro de Atividades para a Pessoa Idosa (Cati) Ouvidor Pardinho e teve  mesa formada pelo Presidente Thiago Ferro; pela presidente do CMDPI, Carla Braun, e pela vice-presidente da entidade, Priscila Guimarães Rodrigues; pela vice-presidente da OAB/PR, Marilena Winter; pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Promotoria de Defesa dos Direitos do Idoso e das Pessoas com Deficiência do Ministério Público do Paraná, Rosana Beraldi Berervanço; e pelo representante da população idosa, senhor  Urandy Ribeiro Val.

Em seguida à abertura, os participantes acompanharam palestra magna ministrada pelo psicólogo e professor da PUCPR, Clovis Amorin.