População é atendida com ação de cidadania no campus da PUCPR

• Comunidade é atendida em Ação de Cidadania na PUCPR 01
  • Comunidade é atendida em Ação de Cidadania na PUCPR 30
Publicado em 14/03/2019 Imagem: Ricardo Marajó/FAS imagem conteudo

Comunidade é atendida em Ação de Cidadania na PUCPR 01

Centenas de pessoas estão sendo atendidas no Dia de Ação Social promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pela Prefeitura de Curitiba, nesta quinta-feira (14/3). A ação de cidadania, que acontece até o fim do dia, no campus do Prado Velho, leva serviços e diversas atividades educativas à comunidade nas áreas da assistência social, trabalho, educação, cultura, saúde, agricultura e abastecimento, esporte e lazer.

O Dia de Ação Social faz parte das comemorações dos 60 anos da PUCPR, completados neste dia 14, e do aniversário de 326 anos da capital, que acontecerá no próximo dia 29. Além do mutirão de cidadania, a celebração contou com a inauguração do marco comemorativo do 60º aniversário da universidade e a apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba, presente oferecido pelo prefeito Rafael Greca.

“É com a disposição do bem-fazer que estamos aqui hoje com os serviços da Prefeitura de Curitiba para dar parabéns à PUCPR, promovendo um dia especial para a comunidade que merece nossa atenção”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, que representou o prefeito na solenidade.

Em busca de informações

Bruna de Oliveira, 26 anos, que é atendida há 11 anos, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Vila Torres, aproveitou o Dia de Ação Social para atualizar os documentos pessoais. “Tenho quatro filhos, o mais velho tem 11 anos e os outros são todos pequenos, e não tenho como andar muito por aí. Com o mutirão feito aqui, do lado da minha casa, finalmente poderei tirar a minha carteira de trabalho”, disse ela, contente.

Com a orientação das equipes, Bruna conseguiu fez também a carteira de identidade e o CPF.

Vitória Martins de Oliveira, 19 anos, também foi ao mutirão para buscar informações sobre segunda via de documentos e aproveitou para pegar o livro “O Solar Assombrado”, um dos vários exemplares colocados à disposição da comunidade, pela Secretaria Municipal da Educação.

O venezuelano Pedro Gonzalez, 45 anos, que chegou a Curitiba no último dia 15 de fevereiro, junto com mais 19 compatriotas, também aproveitou o mutirão. Ele fez cadastro para busca de emprego no Sine Móvel, da Fundação de Ação Social - FAS Trabalho, exame bucal e recebeu orientação para atendimento em uma unidade de saúde em função de um problema de fala que possui. “Para nós venezuelanos, isso tudo é excelente”, disse.

Camerata Antiqua

Sob a regência da maestrina Mara Campos, a Camerata Antiqua de Curitiba encantou os presentes com a execução de obras de Antonio Vivaldi e Heitor Villa-Lobos. “O concerto da Camerata foi um presente da cidade para uma instituição de ensino reconhecida como uma das mais importantes do Brasil”, disse a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

Ela destacou ainda as parcerias desenvolvidas com a PUCPR, como Oficina de Música de Curitiba, importante para a formação de plateia e de músicos de Curitiba e de várias localidades do Brasil e do exterior.

O reitor da PUCPR, professor Waldemiro Gremski, agradeceu a apresentação. “Nossa gratidão ao prefeito Rafael Greca por nos presentear com a Camerata, uma das mais importantes orquestras de música erudita do Brasil e do mundo”, afirmou.

Presenças

Participaram também do evento autoridades do grupo Marista e da PUCPR, como o presidente do grupo Délcio Afonso Balestin, e o reitor emérito da PUCPR, Ir. Clemente Ivo Juliatto, além do arcebispo emérito de Curitiba, Dom Pedro Fedalto. A Prefeitura foi representada também pelo secretário do Abastecimento, Luiz Gusi; pela secretária da Saúde, Márcia Huçulak; pela presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi; pelo presidente da FAS, Thiago Ferro; pela superintendente de Gestão da FAS, Veranice Hayashida; e pelo administrador regional da Matriz, José Dirceu de Matos.