Prefeitura e Fiep se unem para a oferta de cursos itinerantes

Publicado em 13/03/2019
  • Prefeito Rafael Greca, assina ordem de serviço para oferta de cursos de qualificação profissional, do programa Liceu de Ofícios 1
  • Prefeito Rafael Greca, assina ordem de serviço para oferta de cursos de qualificação profissional, do programa Liceu de Ofícios 2
  • Prefeito Rafael Greca, assina ordem de serviço para oferta de cursos de qualificação profissional, do programa Liceu de Ofícios 3
Imagem: Pedro Ribas/SMCS imagem conteudo

A Prefeitura e o Senai vão oferecer cursos gratuitos e itinerante de qualificação profissional para a população. A assinatura do contrato da parceria foi feita nesta quarta-feira (13/3) pelo prefeito Rafael Greca, pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, e pelo o superintendente da instituição, José Antonio Fares. O contrato prevê a oferta de três cursos: Panificação, Costura Industrial e Mecânica de Motocicletas.

As aulas - que já começaram na última segunda-feira (11/3), acontecem em unidades móveis, primeira estratégia do programa Liceus de Ofícios e Inovação, da Fundação de Ação Social - FAS Trabalho para oferecer cursos itinerantes aos trabalhadores em condição de vulnerabilidade ou risco nas dez regionais da cidade.

“Temos que oferecer mais cursos como esses para a população. Ficamos muito orgulhosos de termos uma proposta como essa para atender as pessoas em toda a cidade”, disse o prefeito Rafael Greca. Ele ressaltou que a procura pelos cursos foi tão grande que as 90 vagas ofertadas foram preenchidas em dois dias. O prefeito sugeriu ainda a criação de um novo curso, o de mecânica de bicicletas.

Campagnolo também se disse feliz por participar do projeto, que considera inteligente por proporcionar a modalidade para as pessoas que não precisam se deslocar para outros bairros e perder tempo no trânsito. “Esse modelo reflete na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse o presidente da Fiep.

Sobre rodas

As aulas acontecem em Unidades Móveis de Qualificação Profissional - instaladas em carretas e contêineres equipados do Sistema Fiep/Senai que funcionam como salas de aulas teóricas e práticas

Em dez meses, serão oferecidas 1.200 vagas iniciais, em 20 turmas pela manhã e à tarde, com até 20 alunos cada uma. De acordo com a demanda, há possibilidade de ampliar a oferta dessas vagas.

Locais

Após a passagem pelo Boqueirão, onde as aulas ocorrem atualmente, a unidade móvel seguirá para o Tatuquara (maio), Bairro Novo (junho), Pinheirinho (julho) e CIC (agosto). Nas demais regionais, as datas estão sendo definidas entre a FAS e seus parceiros, a Agência Curitiba/Vale do Pinhão e o Sistema Fiep/Senai.

Os cursos representam um investimento de R$ 475.740,00 de recursos municipais e economia para o poder público. Sem a parceria, para promover os cursos, a Prefeitura precisaria gastar com a construção e manutenção de salas, além de ter despesas referentes a equipamentos e professores. Outro benefício é para a população que pode contar com cursos de qualificação na região onde mora.

As inscrições para os três cursos devem ser feitas pelo portal Aprendere (aprendere.curitiba.pr.gov.br). Todas as vagas dos cursos no Boqueirão estão ocupadas.

Presenças

Participaram ainda da cerimônia o presidente da FAS, Thiago Ferro; a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, e o gerente executivo da Fiep, Dener José de Souza. Também estiveram presentes representando a FAS, a superintendente da Assistência Social, Veranice Hayashida, o superintendente, do Trabalho e Emprego, Fabiano Vilaruel, a diretora de Atenção à População em Situação de Rua, Maria Alice Erthal, e a assessora ténica Roberta Borges de Mello.

Fonte: FAS/DPL