Ação de Cidadania levará serviços gratuitos à comunidade nesta quinta

Publicado em 13/03/2019 Imagem: Comunicação Social da PMC imagem conteudo

Ação de Cidadania levará serviços gratuitos à comunidade nesta quinta

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Prefeitura de Curitiba promovem, nesta quinta-feira (14/3), uma ação de cidadania com oferta de serviços gratuitos e diversas atividades educativas à comunidade do entorno da instituição. O Dia de Ação Social faz parte das comemorações dos 60 anos da PUCPR, completados neste dia 14, e do aniversário de 326 anos da capital, que acontecerá no próximo dia 29.

A ação conta com a participação de diversos órgãos da Prefeitura e acontecerá principalmente em uma tenda montada no estacionamento em frente à FTD Arena Digital e no Planetário da FTD Arena Digital, ambos na PUCPR, no Prado Velho. Das 10 às 16 horas, a população terá acesso a serviços gratuitos das áreas da assistência social; educação; abastecimento; saúde; cultura; direitos humanos e esporte e lazer.

O público prioritário será o de moradores do bairro Vila Torres, mas atenderá também os bairros Cajuru, Guabirotuba, Jardim Botânico, Jardim das Américas, Prado Velho e Uberaba.

“Ofereceremos em um único local o acesso a vários serviços, promovendo a inclusão social, principalmente de pessoas em que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social”, explica a superintendente da Fundação de Ação Social (FAS), Veranice Vieira de Lara Hayashida.

Veja a programação:

Fundação de Ação Social (FAS)

10h30 às 16h - Orientação sobre direitos humanos, programas sociais e política do trabalho e realização de Cadastro Único para acesso a programas sociais.

10h às 16h - Atendimento do Sine Móvel com emissão de carteira de trabalho, cadastro e encaminhamento para oportunidade de vagas de emprego.

11h - Apresentação do Coral Seresteiros da Ouvidor, formado por idosos atendidos pela FAS.

11h15 - Apresentação do grupo de tai chi chuan Os indomáveis, formado por pessoas atendidas pela FAS.

Local: Tenda do estacionamento da FTD Arena Digital

Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab)

11h - Palestra Aproveitamento Integral do Alimento e Agricultura Urbana.

15h30 - Oficina Aproveitamento Integral do Alimento

15h30 - Palestra Segurança Alimentar e Sustentabilidade

Local: FTD Arena Digital – Planetário

Apresentação de diferentes tipos de hortas para pequenos espaços em casa.

Exposição de uma composteira, técnica para a produção de adubo orgânico feito com resíduos de alimentos de casa que iriam para o lixo.

Secretaria Municipal da Saúde (SMS)

Orientação e aconselhamento sobre infecções sexualmente transmissíveis, com testagem rápida da HIV, sífilis e hepatites B e C.

Orientações educativas sobre dengue e leptospirose, orientações sobre saúde bucal, orientações sobre o Programa Escute o Seu Coração e Aplicativo Saúde Já Curitiba.

Auriculoterapia, em parceria com Ibrate

14h – Palestra Práticas Integrativas e complementares no SUS

Local: FTD Arena Digital – Planetário

Secretaria Municipal da Educação (SME)

- Projeto Florir Curitiba

- Jardim de Mel: ninhos de abelhas sociais nativas sem ferrão usados como veículo de conscientização ambiental

- Customização de camisetas

- Camarim de pintura facial.

Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj)

Linha do lazer com jogos gigantes, blocos lógicos, camarim de pintura facial e outras brincadeiras.

Orientações sobre atividades físicas e exames antropométricos

Secretaria do Governo Municipal (SGM) – Assessoria de Políticas para as Mulheres e Assessoria de Direitos Humanos

Ônibus Lilás - unidade móvel de atendimento às mulheres - oferecerá orientações sobre os direitos da mulher e o enfrentamento de situações de violência; encaminhamentos e atendimento psicossocial, de saúde e jurídico, às mulheres agredidas fisicamente e psicologicamente.