Autos de Reis reúnem 4 mil pessoas nas dez regionais da cidade

• Apresentação do Auto de Reis na Rua da Cidadania do Boa Vista 23
  • Apresentação do Auto de Reis na Rua da Cidadania do Boa Vista 24

Apresentação do Auto de Reis na Rua da Cidadania do Boa Vista 01

A Regional Boa Vista sediou, na tarde destaquarta-feira (9/1), a décima e última apresentação do Auto de Reis, evento concebido pelo prefeito Rafael Greca para entregar presentes de Natal às crianças atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS). A Prefeitura entregou cerca de 21 mil brinquedos para 2 mil crianças nos dez eventos. Ao todo, mais de 4 mil pessoas viram o auto, encenado pelo grupo Rosa Armorial desde 3 de janeiro.

Os eventos também tiveram a participação da banda Lyra Curitibana. Na última apresentação, cerca de 400 crianças e adultos participaram das atividades de lazer que antecederam o espetáculo final

Mais brinquedos já estão sendo entregues às demais crianças acompanhadas pela FAS em suas unidades, nas datas definidas em cada local. A Prefeitura reuniu cerca de 21 mil presentes, entre carrinhos e bonecas doados em 2017 por empresas e doadores individuais.

Criançada

Marília Cristina dos Santos e os dois filhos chegaram ao local da festa no começo da tarde. Moradores do bairro Santa Cândida, ela e as crianças foram com o ônibus que saiu do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Boa Vista - a unidade da Fundação de Ação Social (FAS) que acompanha a família.

Enquanto Pietro, de 9 anos, só queria estar nos tabuleiros de jogos gigantes, Pablo, de 6, preferia ficar cama elástica - um dos brinquedos mais disputados do local. O menino também adorou brincar de fotógrafo com as câmeras dos profissionais que cobriam o evento.

Moradora do Jardim Aliança, Mercedes Luz foi com a filha, Marina, e cinco de seus 13 netos. Entre eles estavam Pietra, de 11 meses, e o adolescente Ismael, de 16 anos, que ajudava mãe e avó a cuidar das crianças. Todos moram na área de abrangência do Cras Boa Vista.

Solenidade

O Auto de Reis retrata a tradição popular cristã de celebrar a visita dos chamados três reis magos a Jesus, então recém-nascido, e que teria acontecido em 6 de janeiro. Eram eles Melquior, Baltazar e Gaspar, que fizeram uma longa viagem até Belém para entregar ouro, incenso e mirra ao bebê.

Acompanharam a última apresentação o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; as presidentes da FAS, Elenice Malzoni, e da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein; e a administradora regional, Janaína Lopes Gehr.

Fonte: FAS/DPL