Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

FAS apresenta serviços para idosos em evento do Ministério Público

Publicado em 09/11/2018
  • FAS apresenta serviços para idosos em evento do MP 01
  • FAS apresenta serviços para idosos em evento do MP 02
  • FAS apresenta serviços para idosos em evento do MP 03
  • FAS apresenta serviços para idosos em evento do MP 04
  • FAS apresenta serviços para idosos em evento do MP 05
  • FAS apresenta serviços para idosos em evento do MP 06
  • FAS apresenta serviços para idosos em evento do MP 07
  • FAS apresenta serviços para idosos em evento do MP 08
  • FAS apresenta serviços para idosos em evento do MP 09
Imagem: Ricardo Marajó/FAS imagem conteudo

FAS apresenta serviços para idosos em evento do MP 01

Os serviços ofertados pela Fundação de Ação Social (FAS) para a população idosa foram apresentados nesta sexta-feira (9/11) no encontro Idoso em Risco. O evento é promovido pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência do Ministério Público do Paraná.

Os participantes debateram o enfrentamento às diversas formas de vulnerabilidade a que estão sujeitos os idosos que fazem parte de uma parcela crescente da população.

A diretora de Proteção Social Básica da FAS, Cintia Aumann, destacou que a prevenção é a melhor forma de garantir uma vida digna e com qualidade para as pessoas idosas. “Para que isso aconteça, o município oferece vários serviços que buscam fortalecer vínculos comunitários, todos com os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) sendo a porta de entrada”, disse.

Cintia lembrou que hoje mais de 2.800 idosos de Curitiba participam apenas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que oferece atividades como ioga, dança, artesanato, passeio e rodas de conversa para alertar os participantes sobre seus direitos.

Dentro da área de proteção social básica, além do SCFV, a Prefeitura oferta para a população idosa o atendimento às famílias e a visita em domicílio. Já para os idosos que tiveram direitos violados, há serviços especializados, abordagem social e acolhimento.

A diretora de Proteção Social Especial, Aline Javornik, que trabalha com situações de violação de direitos, destacou que o trabalho intersetorial é fundamental e ainda um desafio. “Curitiba tem uma rede de proteção das pessoas idosas que existe desde 2012, bem mais recente do que a rede de proteção das crianças, que existe desde 1998. Precisamos trabalhar em conjunto com vários setores para que possamos avançar e fazer a diferença.”

Ela destacou ainda que o Brasil é um país em processo de envelhecimento e que o poder público e a sociedade precisam estar preparados para as mudanças. Curitiba tem hoje 267 mil idosos, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Estudos projetam que, em 2020 serão 307.327 idosos no município e, em 2040, 544.552.

O encontro reuniu durante todo o dia, procuradores, promotores, servidores do município e do Estado e idosos que participaram de palestras de capacitação e mesas-redondas para discussão do tema.

 

 

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes