Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Banco de Talentos da FAS prepara jovens para o mercado de trabalho

  • Banco de Talentos prepara jovens da CIC 01
  • Banco de Talentos prepara jovens da CIC 02
  • Banco de Talentos prepara jovens da CIC 03
Publicado em 07/11/2018 Imagem: Ricardo Marajó/FAS imagem conteudo

Banco de Talentos prepara jovens da CIC 01

Uma solução criada pela Fundação de Ação Social (FAS) para estimular adolescentes a se preparar para os desafios da vida e do mundo do trabalho está comemorando oito anos de implantação agora em novembro. É o Banco de Talentos, concebido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nossa Senhora da Luz, na Cidade Industrial, bairro que concentra 19,8 mil meninos e meninas de 12 a 17 anos.

A iniciativa trabalha com dez organizações parceiras e já beneficiou cerca de 304 participantes recebidos em 12 turmas. A estudante do 4º período do curso de Farmácia e Bioquímica Rhaisa Andrade de Oliveira, de 19 anos, foi uma das inscritas na ação, há quatro anos.

“Foi um divisor de águas. Cheguei pensando em conseguir trabalho e acabei tendo acesso a oportunidades que nem imaginava que existiam. No projeto, aprendi que o jovem é o cidadão do presente”, conta Rhaisa, que trabalha numa farmácia de manipulação de dia e estuda à noite.

Como Rhaisa, todo participante da ação é convidado a frequentar encontros semanais de 2h30 de duração, sempre às terças-feiras, e tem seu currículo incluído no Banco de Talentos - que fica à disposição das empresas interessadas em requisitar aprendizes.

Para isso, precisa ter de 14 a 18 anos e ter sido encaminhado pelo Cras, pelos Conselhos Tutelares ou pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Em comum, os possíveis frequentadores têm o fato de estar em situação de vulnerabilidade - como pobreza, estar sujeito a bullying e morar em área violenta ou de circulação de drogas.

Janela para o mundo

Durante esses encontros, eles recebem informações teóricas e visitas de palestrantes das organizações parceiras. Além disso frequentam feiras e eventos. As feiras de cursos promovidas por instituições de ensino superior estão entre as oportunidades que mais impressionam a garotada, conta a psicóloga e idealizadora do projeto, Márcia Regina Bim. “É lá que muitos começam a pensar sobre habilidades, interesses e a projetar seu futuro”, diz.

De todos os que já passaram pelo Banco de Talentos, 191 cumpriram a carga horária mínima. Para quem comparece a pelo menos 80% da programação, o tratamento é diferenciado. A equipe do Cras prepara uma solenidade especial de formatura, onde são entregues os certificados de conclusão.

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|3350-3500|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados|Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes