Conselho Tutelar apresenta resultados em audiência pública

Publicado em 18/10/2018
  • Audiência pública do Conselho Tutelar 2018 - 01
  • Audiência pública do Conselho Tutelar 2018 - 02
  • Audiência pública do Conselho Tutelar 2018 - 03
  • Audiência pública do Conselho Tutelar 2018 - 04
  • Audiência pública do Conselho Tutelar 2018 - 05
  • Audiência pública do Conselho Tutelar 2018 - 06
  • Audiência pública do Conselho Tutelar 2018 - 07
  • Audiência pública do Conselho Tutelar 2018 - 08
  • Audiência pública do Conselho Tutelar 2018 - 09
  • Audiência pública do Conselho Tutelar 2018 - 10

Audiência pública do Conselho Tutelar 2018 - 01

O Conselho Tutelar de Curitiba atendeu 36.336 casos de violações de direitos à vida e à saúde de crianças e adolescentes entre setembro 2017 e setembro deste ano. O número de casos encaminhados para atendimento e os solucionados serão apresentados no fim do ano.

A informação foi apresentada na 6ª Audiência Pública da entidade, nesta quarta-feira (17/10), no auditório do Memorial da Cidade, no Centro Histórico. “O objetivo foi prestar contas à comunidade sobre o trabalho realizado nas dez regiões administrativas da cidade por 50 conselheiros tutelares que trabalham em sintonia com a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco para a Violência”, resumiu a coordenadora do Conselho Tutelar de Curitiba, Isidra Silveira, que atua no Conselho Tutelar da Regional Boa Vista.

Segundo o relatório, as crianças até 5 anos são as mais vulneráveis às violações, com 18.382 registros.  As áreas temáticas de educação, esporte, cultura e lazer reúnem as principais fontes destas violações na faixa etária, com 11.660 de 16.082 do total de casos na área.

A entidade também apresentou o balanço dos atendimentos feitos nos últimos três meses. No período, nas dez regionais, foram registrados 5.516 atendimentos presenciais, 16.127 chamadas telefônicas, 1.428 visitas domiciliares, 111 acolhimentos institucionais e incluídas mais 2.349 famílias para acompanhamento, entre outros resultados.

A educação também foi o tema da palestra da promotora de Justiça de Proteção à Educação de Curitiba, Swami Mougenot Bonfim. Além de abordar o tema inclusão no ambiente escolar, a promotora respondeu perguntas sobre o tema.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba) e assessora de Apoio às Políticas da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa da Fundação de Ação Social (FAS), Carla Braun, também acompanhou o evento.