Centro POP João Dorvalino vira palco de apresentações de teatro

• Centro POP João Dorvalino vira palco de apresentações de teatro 15
  • Centro POP João Dorvalino vira palco de apresentações de teatro 16

Centro POP João Dorvalino vira palco de apresentações de teatro 01

O Centro POP João Dorvalino Borba, unidade da Prefeitura de Curitiba que atende pessoas em situação de rua, se transformou em palco de apresentações teatrais de companhias que participam do Fringe, evento que integra o Festival de Curitiba deste ano. Foram cinco apresentações que tiveram início no último dia 28 e terminaram nesta segunda-feira (2/4) com a peça Um Olhar Brasileiro para Shakespeare, da Cena IV – Shakespeare Cia, de São João da Boa Vista, São Paulo.

As peças foram vistas todos os dias por aproximadamente 60 pessoas que são atendidas nos Centros POP João Dorvalino Borba e Matriz, unidades que oferecem serviços, como alimentação, higiene e atendimento social.

“Eu gosto de teatro e achei essa peça muito interessante. É divertido, prende a atenção da gente. É isso que precisamos: diversão e alegria”, disse Alysson Luiz Virmond Correia, 40 anos, que assistiu a duas apresentações. Correia contou que viveu na rua durante um ano e que recebe assistência social da Prefeitura, por meio da Fundação de Ação Social (FAS).

Elaine Santos de Paula, 47 anos, disse que gostou das atividades culturais levadas ao Centro POP. Um Olhar Brasileiro para Shakespeare foi a terceira peça que ela assistiu na última semana. “É muito divertido e distrai”, resumiu. Elaine viveu nas ruas durante dois meses até ser acolhida na Casa de Passagem Feminina e LBT, que também integra a rede municipal de atendimento à população em situação de rua.

“Fui parar na rua porque perdi o meu emprego (era auxiliar de cozinha) e não tive mais como pagar a pensão”, contou.

Este foi o segundo ano consecutivo que o Centro POP João Dorvalino recebe apresentações teatrais do Fringe. De acordo com a coordenadora da unidade, Neli Maria Pudelco, a ideia é proporcionar o acesso à cultura à população em situação de rua. “O teatro não faz parte do dia a dia dessas pessoas. Queremos incentivá-los a gostar de teatro, de atividades culturais”, disse.

Centro POP

O Centro POP João Dorvalino Borba faz parte dos equipamentos da FAS para atendimento às pessoas em situação de rua. A unidade, que está localizada na rua Visconde de Guarapuava, 2674, centro da cidade, atende diariamente cerca de 60 usuários com serviços de guarda de pertences, alimentação, higiene pessoal e atendimento social.

No espaço as pessoas em situação de rua podem tomar café da manhã, almoçar e jantar, este último servido em parceria com organizações não governamentais e sem limite de número de pessoas. Durante o dia, eles podem ainda participar de atividades, como artesanato, reforço escolar, xadrez, digitação, arteterapia e leitura. Curitiba tem hoje cinco Centros POP.