Idosa é homenageada em evento de Dia das Mulheres no ano do seu centenário

Publicado em 07/03/2018
  • No ano do seu centenário, Idosa recebe homenagem no (Cati) Ouvidor Pardinho 01
  • No ano do seu centenário, Idosa recebe homenagem no (Cati) Ouvidor Pardinho 02
  • No ano do seu centenário, Idosa recebe homenagem no (Cati) Ouvidor Pardinho 03
  • No ano do seu centenário, Idosa recebe homenagem no (Cati) Ouvidor Pardinho 04
  • No ano do seu centenário, Idosa recebe homenagem no (Cati) Ouvidor Pardinho 05
  • No ano do seu centenário, Idosa recebe homenagem no (Cati) Ouvidor Pardinho 06
  • No ano do seu centenário, Idosa recebe homenagem no (Cati) Ouvidor Pardinho 07
  • No ano do seu centenário, Idosa recebe homenagem no (Cati) Ouvidor Pardinho 08
  • No ano do seu centenário, Idosa recebe homenagem no (Cati) Ouvidor Pardinho 09

No ano do seu centenário, Idosa recebe homenagem no (Cati) Ouvidor Pardinho 01

As comemorações do Dia Internacional da Mulher na Regional Matriz, nesta quarta-feira (7/3) contaram com um momento especial, uma homenagem à dona Auri Teinel Costa, que este ano completa 100 anos de idade. Ela recebeu um certificado em reverência ao centenário e agradecimento pela convivência no Centro de Atividades para Pessoas Idosas (Cati) Ouvidor Pardinho, unidade da Fundação de Ação Social (FAS) que ela frequenta desde a inauguração, em 1999.

Orgulhosa e emocionada, a neta de dona Auri, Mariana Vasco Garcia, agradeceu a homenagem.  “Considero minha avó uma mulher à frente do seu tempo, tudo que nós buscamos nos dias de hoje ela já buscava conquistar lá atrás, quando mulheres eram criadas apenas para o casamento e não tinham direito nem ao voto”, disse.

Para dona Auri, o segredo para tamanha longevidade é principalmente viver bem. “Viver é muito bom, principalmente na companhia da família, dos amigos e de pessoas queridas que ficam sempre guardadas na mente e no coração”, revelou.

A gerente da Coordenação de Serviços da Proteção Social Básica da FAS, Suzete Aparecida Fanchin, falou que dona Auri é um exemplo de perseverança e de otimismo. “Parabenizo dona Auri e todas as mulheres aqui presentes que participam das atividades do Cati Matriz”, disse.

O evento comemorativo teve ainda contação de história da servidora Malu Prado, servidora da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), declamação da poetisa Yone Zago, lanche de confraternização e apresentação do coral Seresteiros da Ouvidor, formado por idosos que frequentam o Cati.

História

Dona Auri nasceu em 1918, em Rebouças, localizada no sudeste do Paraná. Veio para Curitiba com os filhos e o marido no início da década de 60, onde trabalhou como professora da rede pública até se aposentar. Teve cinco filhos, nove netos e seis bisnetos e, apesar da vida dedicada à profissão e à família, nunca deixou de preencher seu tempo livre com ações de ajuda ao próximo e atividades voltadas a sua saúde, tanto física, quanto mental. Entre elas: ioga, natação, caminhada, hidroginástica, horta, grupos de convivência e coral. Boa parte dessas atividades, dona Auri realizou no Cati Matriz.

Atividades

Os Catis são espaços destinados à população idosa que mora em Curitiba e é encaminhada através dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Neles são desenvolvidas atividades físicas e culturais que promovem a convivência social e o fortalecimento de vínculos.

Seguem os endereços dos Catis do município:

Cati Boa Vista - Rua Anita Garibaldi, 3002 - Barreirinha;

Cati Boqueirão - Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/nº - Rua da Cidadania Boqueirão;

Cati Ouvidor Pardinho - Rua 24 de Maio, s/nº - Praça Ouvidor Pardinho – Rebouças;

Cati Água Verde - Avenida Água verde, 1320 - Água Verde;

Cati Santa Felicidade - Rua Santa Bertila Boscardin, 213 -  Rua da Cidadania Santa Felicidade.