Fundação de Ação Social de Curitiba

Skip Navigation Links

Técnicos da FAS participam de capacitação sobre o BPC na Escola

Publicado em 06/03/2018
  • Capacitação sobre BPC Na Escola 01
  • Capacitação sobre BPC Na Escola 02
  • Capacitação sobre BPC Na Escola 03
  • Capacitação sobre BPC Na Escola 04
  • Capacitação sobre BPC Na Escola 05
Imagem: Ricardo Marajó/FAS imagem conteudo

Capacitação sobre BPC Na Escola 01

A Fundação de Ação Social (FAS) encerrou nesta terça-feira (6/3) uma capacitação para técnicos que trabalham nos 45 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) sobre a aplicação do Questionário para Identificação das Barreiras para o Acesso e Permanência na Escola das Pessoas com Deficiência Beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Ao todo, 90 servidores participaram da qualificação que teve outras duas turmas, nos 27 de fevereiro e 1 de março, e aconteceu no Liceu de Ofícios Campo Comprido.

A estratégia de formação dos assistentes sociais foi definida a partir da ação nacional desenvolvida pelo Programa BPC na Escola. O curso foi divido em três turmas e teve uma carga total de 8 horas, sendo quatro delas à distância e quatro presenciais. No módulo à distância, os servidores assistiram vídeos, fizeram a leitura do manual que trata do tema e elaboraram perguntas sobre o conteúdo. Já no momento presencial, as dúvidas foram esclarecidas e as discussões teóricas foram ampliadas.

Simone Andreia Alibosek, coordenadora de Gestão de Benefícios da FAS, disse que além de qualificar o servidor para a aplicação do questionário, a capacitação teve o objetivo de apresentar e esclarecer as diretrizes do governo federal referentes ao BPC na Escola e tirar as dúvidas dos servidores que aplicarão o questionário.

Desde o encerramento da primeira turma, técnicos já estão indo até as casas das pessoas com deficiência que recebem o BPC para aplicar o questionário. O público-alvo são 514 pessoas de 0 a 18 anos que não responderam o questionário em 2016.

Programa

O programa de Acompanhamento e de Monitoramento do Acesso e Permanência na Escola das Pessoas com Deficiência Beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada, o BPC na Escola, busca garantir a manutenção das pessoas com deficiência na sala de aula. A partir dessa diretriz, os municípios desenvolvem ações na área da educação, saúde, assistência social e direitos humanos.

 

          

 

Fundação de Ação Social

Rua Eduardo Sprada, 4520|CEP 81270010|Curitiba - PR|Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Desenvolvido por ICI - Instituto das Cidades Inteligentes