Baile reúne mil idosos atendidos pela FAS

• Baile de Carnaval reúne 1000 idosos atendidos pela FAS 02
  • Baile de Carnaval reúne 1000 idosos atendidos pela FAS 20
Publicado em 06/02/2018 Imagem: Ricardo Marajó/FAS imagem conteudo

Baile de Carnaval reúne 1000 idosos atendidos pela FAS 02

Muita animação, serpentina e confete foi o que não faltou no Baile de Carnaval dos Idosos 2018, promovido pela Fundação de Ação Social (FAS), na tarde desta terça-feira (6/2), no Salão Azul do Clube Curitibano. O evento, realizado em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba reuniu aproximadamente mil pessoas idosas atendidas pela FAS nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), nos Centros de Atividades para Idosos (Cati) e em instituições conveniadas.

“Margarita e eu viemos desejar ao Rancho das Flores um glorioso desfile no Carnaval deste ano”, disse o prefeito Rafael Greca ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone. Muitos dos idosos que participaram do baile fazem parte do Rancho das Flores, o mais tradicional bloco de Curitiba, que está entre os que abrirão o desfile do Carnaval 2018, no próximo sábado (10/2). A apresentação do Rancho das Flores será às 18h30, na Avenida Marechal Deodoro.

“O Baile de Carnaval dos Idosos tem o objetivo de incentivar a convivência, a socialização e a troca de experiências entre os participantes”, explica a diretora de Proteção Social Básica da FAS, Alzenir Sizanoski Santos. Os idosos convidados para o baile participam dos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos nos 45 Cras existentes nos dez núcleos regionais. Sessenta e seis deles são atendidos no Asilo São Vicente de Paulo, no Recanto Tarumã e nas unidades de acolhimento institucional Casa do Vovô e Mais Viver, esta última que acolhe pessoas adultas com deficiência.

Todos receberam muita serpentina e confete e um leque com a letra do samba-enredo “Que bom que você veio”, composto por Roberto Guedes, Maurício Schãfer e Bruno Soares, do Conservatório de Música de Popular Brasileira de Curitiba.

Mestre-sala do Rancho das Flores, Elias Mokdese Filho, 85 anos, disse que o Baile dos Idosos e o desfile na avenida são uma das grandes alegrias da vida. “Não tem descrição, é uma felicidade, uma renovação de vida”, descreveu. Mokdese, que participa do Rancho das Flores desde sua criação, em 1989.

Wanda Pondan, 78 anos, porta-bandeira do bloco há 12 anos, também disse adorar o Carnaval. “É por isso que me incremento toda para o baile e para o desfile”, falou ela, fantasiada de rainha. Wanda garantiu que ela e Elias formam o casal perfeito na avenida. “Precisa ver o sucesso que a gente faz.”

Liza Janaciesz, 72 anos, foi ao baile fantasiada de francesa e sugeriu que seja criado um concurso de fantasias para pessoas idosas. Ela contou que dançar é seu passatempo preferido. “Quando eu era criança fiz balé clássico, hoje participo do CTG Tradição e vou vestida de prenda”, contou. Liza é uma das integrantes dos grupos de convivência do Cras Acrópoles, onde faz zumba e ginástica; e do Cras Cajuru, onde faz aula de canto.

O Baile de Carnaval dos Idosos foi animado pela Banda Lyra e pelos músicos do Conservatório de MPB de Curitiba. O evento é promovido pela FAS desde 2006 e tem o apoio das secretarias municipais da Saúde e da Defesa Social. Esta foi a quinta vez que o Clube Curitibano cedeu o espaço para a festa.

Participaram também do evento, a assessora dos Núcleos Regionais, Veranice Haiashida, que representou a presidente da FAS, Elenice Malzoni; o presidente da Comissão de Carnaval da FCC, Jaciel Teixeira; e a 2ª vice-presidente do Clube Curitibano, Terezinha Pereira Abagge. E, ainda, os administradores regionais do Bairro Novo, Fernando Werneck Bonfim; da CIC, Raphael Keiji Assahida; e do Portão, Gerson Gunha.